Para tornar as coisas simples, a publicidade é... a arte de vender. Boa publicidade pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso empresarial. É uma maneira eficiente de informar ao comprador o que está para venda e quais são as características do produto. No mínimo, procura persuadir alguém que está no mercado, por um determinado produto ou serviço, a considerar uma determinada marca.
O negócio da publicidade envolve objectivos de marketing e criatividade artística. Aplica-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa para o processo criativo. É o casamento entre análise e imaginação, entre o profissional de marketing e artista.
Publicidade é arte e ciência, "mundo do espectáculo" e "negócio" num só. E emprega alguns dos mais criativos economistas, pesquisadores, artistas, produtores, escritores e pessoas de negócios.
Parabéns! Fizeste uma óptima escolha. Explora alguns caminhos possíveis. Em baixo ficam alguns dos departamentos principais que podes encontrar numa agência. Vê o melhor para ti:
New Business Manager
-Faz a estratégia e o pitch* para ganhar novos clientes para a agência.
-Colabora com a equipa da agência para identificar , qualificar e fornecer o contacto inicial com os possíveis novos clientes.
-Usa habilidades estratégicas para ajudar a identificar problemas para questões de marcas específicas, e desenvolver conteúdos esboços de pitchs de negócios.
Prestes a tornar-te...
Director de New Business
Account Executive
-O contacto primário entre os clientes e agência numa base diária.
-Coordena processos, fornece orientação e responde às solicitações, de dentro da agência, bem como às agências parceiras e clientes externos.
-Constrói fortes ligações e estabelece credibilidade para ganhar a confiança dos clientes.
Prestes a tornar-te...
Senior Account Executive, Account Director
Strategic Planner ( Planeador Estratégico)
-Faz a pesquisa e fornece insights sobre a forma de satisfazer os desejos dos consumidores e as suas necessidades.
-Reúne insights de consumidores através de processos quantitativos e qualitativos, tais como focus groups e pesquisas.
-Desenvolve "briefings criativos" com os accounts: um plano de acção em que todos as peças criativas (comerciais, outdoors, etc) são feitas.
Prestes a tornar-te...
Director de Planeamento Estratégico
Art Director / Copywriter
Cria conceitos e obras de arte ou textos que serão usados por todos os meios de comunicação.
Art Director: Cria obras visuais usando tipografia, conceitos visuais, logotipos, ícones, e plataformas interactivas.
Copywriter: Cria um grande leque de conceitos escritos para os vários suportes de comunicação, promoção de vendas e peças suplementares.
Prestes a tornar-te...
Director Criativo
Community Manager
- Exterioriza a "voz" do cliente e recebe o feedback dos consumidores.
- Participa na criação, concepção e apresentação da estratégia de media social e campanhas de marketing integradas.
- Responde aos comentários, quando apropriado, e promove uma comunidade positiva para adicionar valor à experiência do utilizador.
Prestes a tornar-te...
Coordenador/Estratega de Social Media
Interactive Designer
- Cria sites, anúncios on-line, blogs, jogos e aplicativos para o cliente.
- Conecta clientes e marcas através projectos web intuitivos e de alta qualidade experiências interactivas.
Prestes a tornar-te...
Director de Arte interactiva, Director Senior de Arte interactiva, Director de Criação interactiva.
Estes cargos dependem de agência para agência e hoje em dia com as formações, pós graduações, cursos técnicos e workshops, uma pessoa já é polivalente o suficiente para fazer várias funções de cargos diferentes. Por isso se alguém te disser que é copywriter e community manager, juntando o planeamento estratégico, não estranhes. Todas estas valências são necessárias e têm que trabalhar em sinergia dentro duma agência para um plano de comunicação integrado, consoante os objectivos do cliente.
*“Elevator Pitch” ou apenas “Pitch” é uma expressão inglesa que pretende referir-se a uma curta apresentação de vendas. Tão curta e objectiva que pode ser feita durante uma “viagem” de elevador.