Diz que é Natal...

“Jingle bells jingle bells, jingle all the way…” ecoa nas ruas, cada cidade dá o seu melhor para ter uma decoração que não envergonhe os seus habitantes, os centros comerciais trazem um bocado do Pólo Norte ao construir pistas de gelo temporárias e as pessoas estão solidárias, de sorriso nos lábios, amigas do próximo e sempre prontas a ajudar. Pelo menos isso é o que nós queremos acreditar, mas não é bem assim. Há encontrões, empurrões e faltas de respeito e o único espírito natalício que existe é brilhante e está colado nas montras das diferentes lojas do centro comercial mais próximo.

O Natal é a época festiva mais trabalhosa e atarefada do ano para fazer compras e as lojas estão sempre a transbordar de pessoas que decidem fazer tudo à última da hora (quem nunca?), o que nos pode levar a pensar numa outra alternativa de escape ao apocalipse.

ONLINE VS LOJAS FÍSICAS

Se está a ler este artigo é porque tem acesso a um dispositivo com internet, seja ele telemóvel, computador ou tablet, então, porque não fazer as compras online?
Neste momento a maior parte das marcas reconhece a necessidade dos seus consumidores e está atenta à evolução das tecnologias digitais criando experiências online através de descontos, ofertas especiais e happy hours.

Mas quais são as vantagens e desvantagens das compras de Natal online?

Vantagens da compra online:
- A possibilidade de comprar os preços nas diversas lojas, existem diversas plataformas online disponíveis para o fazer, bastante intuitivas;
- Evitar a confusão de ter que sair de casa, arranjar lugar para estacionar e ter que lidar com as lojas a transbordar de pessoas;
- Recebe o produto à porta de sua casa ou fazer a recolha em Pickup Points disponíveis em várias cidades;
- Acesso único a artigos que podem não estar em stock nas lojas;
- Possibilidade de realizar troca ou devolução dos seus produtos sem qualquer custo.

Vantagens da loja física:
- Acesso a saldos especiais que não são comunicados online;
- Possibilidade de sentir o produto antes de o comprar;
- Pode verificar que o produto não está estragado e pronto para embalar;
- Sentir o espírito Natalício com as luzes, músicas e Pais Natal espalhados pelas lojas e centros comerciais.

Desvantagens da compra online:
- Não pode ver ou sentir o produto fisicamente;
- Pode lhe sair mais dispendioso devido aos possíveis portes de envio, mas muitas das vezes, na época natalícia, muitas lojas oferecem este valor;
- O produto pode ficar danificado e com isso resta-lhe pouco tempo para trocas e devoluções;

Desvantagens da loja física:
- Filas enormes e parques de estacionamento lotados;
- Ter que carregar as compras enquanto andamos pelo shopping de loja em loja;
- Não comprar pelo melhor preço visto que não fazemos as comparações das diferentes lojas dos mesmo produto.

Neste momento 59 % da população usa smartphones, 65% computador e 31% tablets* nós já não estamos online, nós vivemos online. A conectividade constante com o mundo na ponta dos nossos dedos, fazem com que as lojas físicas se tornem “expositores” com o aumento de compras online.

A sua empresa vende os produtos online?

Se já vende, há sempre formas de melhorar a performance das suas campanhas, se necessitar, fale connosco e fique a conhecer todas as ferramentas que podem acrescentar valor ao seu negócio e aumentar as suas vendas. Se ainda não vende, está sempre a um pequeno passo de o fazer, a criação de uma loja online, nos dias de hoje, é relativamente fácil e cada vez menos dispendiosa, avalie a sua concorrência e veja o que está a perder, faz todo o sentido chegar a todo o lado, e o mercado online está cada vez mais no sapatinho dos Portugueses.

Boas festas e Feliz ano Novo!

*dados por Consumer Barometer 2016